Palavras soltas de 2008 - cuidado com a cabeça de papelão
É fundamental andar por trilhas. Os processos de comunicação não podem estar engessados em trilhos. A técnica deve permitir a flexibilidade no desempenho das atividades de Assessoria de Imprensa.
Entender a essência do relacionamento entre assessorado e imprensa
Compreender a força e o papel da empresa na sociedade (sistema nervoso social). Nos últimos anos, a confiabilidade da imprensa tem crescido e as empresas estão cada vez menos confiáveis perante o público.
Utilizar os resultados e o conhecimento técnico para construir argumentos
Para o trabalho de assessoria fluir é essencial: Argumento, relacionamento com a imprensa e o acesso às fontes.
O Assessor de Imprensa enfrenta constantes atualizações de sua atribuição em função do mercado midiático. Atualmente, ele muitas vezes faz o trabalho do repórter. Com isso, buca garantir mais apreço à informação da empresa. Mas muita vezes erra a mão em pesar em tons publicitários.
É fundamental ser claro, descritivo. Não podemos incorporar o discurso da empresa ao enviar informações para informar o público. A Agenda atual repousa sobre o meio ambiente. Toda empresa que envolve o meio ambiente em suas atividades deve redobrar a atenção sobre o assunto e como a imprensa tem conduzido o discurso.
O espaço em centimetragem só tem relevância se for acompanhado de uma análise qualitativa. A Análise Qualitativa de Clipping permite a percepção de como a empresa é representada pela imprensa. Para realmente conhecer como a empresa é percebida pela sociedade os meios indicados são:
Pesquisa de Imagem (Instituto de Pesquisa)
Análise de Imagem
Auditoria de Imprensa (Instituto de Pesquisa)
nota
Reforçar contato com o editor (não ficar nas mãos do repórter)
Documentar as solicitações, principalmente as de última hora. Sempre se posicionar. Transparência.
Atentar para as novas mídias. Não se apoiar nelas e nem as ignorar (blogs site, de relacionamento)
Após a intensificação do relacionamento com a imprensa internacional, podemos estudar o acompanhamento e as ações em mídias novas e alternativas. Estudos indicam que a quebra de reputação das empresas virá pela mídia eletrônica. Web 2.0, You Tube, Twitter, Blog especializados e Orkut.
Produzir paper de posicionamento sobre os principais assuntos procurados pela imprensa. Dessa forma teríamos um plano de contingência em caso do Diretor-presidente não dar entrevista.
Balizar a análise de Clipping e as atividades de assessoria de imprensa com a Missão, Política e negócio da empresa.
Diante de grandes temas e acontecimentos, implantar o Q&A (Questions and Answers) – principais perguntas e respostas em tópicos sobre o tema; Key messages – Síntese do assunto em poucas linhas; Warm up – preparação do assessorado antes da entrevista.
Elaborar um banco de imagens online (ftp) para imprensa utilizar (link nos releases)
Manter banco de imagens digitais (mini DV) para equipes de TV
Orçar e planejar uma Press trip os veículos
Criar o Manual de Assessoria de Imprensa que contemplaria:
Relacionamento com a Imprensa
Clipping e Análise de Clipping
Análise de Mídia / Planejamento de Divulgação
Entrevistas (Presenciais, telefone e coletivas)
Gestão de Crise
Procedimento de gestão de crise
Cartilha para comitê e principais gestores / Principais contatos
Relatório de Casos Polêmicos e Confidenciais
Mensuração de resultados das atividades de Assessoria de Imprensa (inclusive em redes sociais)
Filmes para adquirir: O Jornal / A Rainha
Mais uma vez, cuidado com a cabeça de papelão
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