domingo, 16 de janeiro de 2011

assessoria de imprensa


crédito imagem: manipimagens-1

assessoria de imprensa – A relevância crescente

Palavras soltas de 2008 - cuidado com a cabeça de papelão


É fundamental andar por trilhas. Os processos de comunicação não podem estar engessados em trilhos. A técnica deve permitir a flexibilidade no desempenho das atividades de Assessoria de Imprensa.


  • Entender a essência do relacionamento entre assessorado e imprensa

  • Compreender a força e o papel da empresa na sociedade (sistema nervoso social). Nos últimos anos, a confiabilidade da imprensa tem crescido e as empresas estão cada vez menos confiáveis perante o público.

  • Utilizar os resultados e o conhecimento técnico para construir argumentos

  • Para o trabalho de assessoria fluir é essencial: Argumento, relacionamento com a imprensa e o acesso às fontes.


O Assessor de Imprensa enfrenta constantes atualizações de sua atribuição em função do mercado midiático. Atualmente, ele muitas vezes faz o trabalho do repórter. Com isso, buca garantir mais apreço à informação da empresa. Mas muita vezes erra a mão em pesar em tons publicitários.


É fundamental ser claro, descritivo. Não podemos incorporar o discurso da empresa ao enviar informações para informar o público. A Agenda atual repousa sobre o meio ambiente. Toda empresa que envolve o meio ambiente em suas atividades deve redobrar a atenção sobre o assunto e como a imprensa tem conduzido o discurso.


O espaço em centimetragem só tem relevância se for acompanhado de uma análise qualitativa. A Análise Qualitativa de Clipping permite a percepção de como a empresa é representada pela imprensa. Para realmente conhecer como a empresa é percebida pela sociedade os meios indicados são:

Pesquisa de Imagem (Instituto de Pesquisa)

Análise de Imagem

Auditoria de Imprensa (Instituto de Pesquisa)


nota

  • Reforçar contato com o editor (não ficar nas mãos do repórter)

  • Documentar as solicitações, principalmente as de última hora. Sempre se posicionar. Transparência.

  • Atentar para as novas mídias. Não se apoiar nelas e nem as ignorar (blogs site, de relacionamento)

  • Após a intensificação do relacionamento com a imprensa internacional, podemos estudar o acompanhamento e as ações em mídias novas e alternativas. Estudos indicam que a quebra de reputação das empresas virá pela mídia eletrônica. Web 2.0, You Tube, Twitter, Blog especializados e Orkut.

  • Produzir paper de posicionamento sobre os principais assuntos procurados pela imprensa. Dessa forma teríamos um plano de contingência em caso do Diretor-presidente não dar entrevista.

  • Balizar a análise de Clipping e as atividades de assessoria de imprensa com a Missão, Política e negócio da empresa.

  • Diante de grandes temas e acontecimentos, implantar o Q&A (Questions and Answers) – principais perguntas e respostas em tópicos sobre o tema; Key messages – Síntese do assunto em poucas linhas; Warm up – preparação do assessorado antes da entrevista.

  • Elaborar um banco de imagens online (ftp) para imprensa utilizar (link nos releases)

  • Manter banco de imagens digitais (mini DV) para equipes de TV

  • Orçar e planejar uma Press trip os veículos


Criar o Manual de Assessoria de Imprensa que contemplaria:

  1. Relacionamento com a Imprensa

    1. Clipping e Análise de Clipping

    2. Análise de Mídia / Planejamento de Divulgação

    3. Entrevistas (Presenciais, telefone e coletivas)

  2. Gestão de Crise

    1. Procedimento de gestão de crise

    2. Cartilha para comitê e principais gestores / Principais contatos

    3. Relatório de Casos Polêmicos e Confidenciais

  3. Mensuração de resultados das atividades de Assessoria de Imprensa (inclusive em redes sociais)


Filmes para adquirir: O Jornal / A Rainha

Mais uma vez, cuidado com a cabeça de papelão


Nenhum comentário:

Postar um comentário