segunda-feira, 7 de novembro de 2011

pijamas



Muitas vezes o entrosamento entre jornalistas de redação e os de assessoria é comprometido pelo entrocamento político que rege as regras sociais. Negócios da Informação. A mobilidade do discurso dos assessorados depende da narrativa política dos meios de comunicação e do interesse público. A contemporaneidade proposta pela globalização causou uma confusão sobre o conceito de público. Desconstruiu o público conforme apreendido no processo de produção e transmissão de mensagem. Nesta confusão, o profissional tem de encontrar um modo de manter (e às vezes inverter e reinverter) o fluxo de comunicação, onde o deadline sempre é visto pelo retrovisor. A mídia deixou de ser vista como algo físico (produto) para se estruturar como tudo o que possui conteúdo e audiência.

O off foi institucionalizado, a cultura do boto (como disse W. C. Bueno) registrada em procedimentos e os processos velados são selados para brilhar nas prateleiras. Duas perguntas reverberam "Qual o interesse em divulgar?". "Quem acessa esses canais?". Público e sistema de consumo. Assim reduzimos muitas vezes a ressonância da comunicação, das narrativas, dos investimentos culturais, da utilização dos recursos naturais, do relacionamento com Deus. As pessoas já não compreendem a narrativa do Mr. Nobody.

Repetindo as palavras de Nassar, vivenciamos uma nova ordem de construção das narrativas. A interação face a face cede lugar ao intermeio das novas mídias. O compartilhamento é digital. O relacionamento físico passa por premissas das mídias digitais. As "comunidades de inteligência coletiva" (de P.L) estão no meio de verdades. A sobreposição de argumentos e a penetração das versões direciona as verdades-produto (interpretação e disseminação). Transparência é revelar o que é turvo. É mostrar que pode-se ver além do vidro, mas que há um vidro, um limite, ao contrário de fingir que ele não existe e permitir que seu público bata com a cara nele.

A organização e a fé representada por um argumento. Qual padrão de transparência presente em seu discurso? Esta pergunta ajuda muito aos assessores começarem um texto e aos jornalistas de redação a interpretá-lo. Reputação e credibilidade de narrativa.

O senso de comunidade saiu das cavernas e beira das fogueiras; não está mais ao redor das mesas de bares e churrasqueiras da varanda. Muitas cozinhas estão vazias e silenciosas enquanto há gargalhadas digitais. Torna-se comum a sociedade indexada eletronicamente e não mais atrelada à transferência oral. Marco regulador da produção de textos, o Google (busca) é a nova enciclopedia (sem dono). Orientar-se passa naturalmente pelos questionamentos, experimentos e inquietação entremeio ao equilíbrio. Domínio próprio é o fruto (e não mais um produto) essencial a todos.

o pêndulo intocável anuncia
não compreendemos e nos fascinamos
aumentamos a fila enquanto ela se dissipa

jasmim gardênia e seu cheiro suave
escarlata rosa vermelha aos lábios
mel, minutos, métrica, anos


A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. 
Provérbios 14:8

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