sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

jangada



Guardamos (como A. Cícero) coisas que muitas vezes deveríamos desaprender (como recomendou Barros). A fala dobra sobre a pedra quente do cotidiano. Janelas abertas permitem o ir e vir do vento e das reminiscências do guardador de rebanho e de parerga e paralipomena.

Experiências rasas polarizadas tornaram o texto frágil; uma película quebrável, entretanto cortante e com alto potencial de contaminação. Entre o ritmo industrial de refletir, apurar, aturar, saturar, formatar, submeter, cortar, realinhar e publicar, falta ar e sobra pulmões cheios de muco; e a necessidade de ir é iminente. O balcão já não tem mais lado (nem fixo), e sobre ele muitas vezes os copos permanecem vazios; há movimento sob os corpos cheios de ideias.

Uma conversa séria é fundamental para que as frases sejam construídas com menos envelope propagandista ou político, seja na famigerada grande mídia ou na essencial mídia regional. As assessorias precisam profissionalizar o olhar, amadurecer e compreender a diferença entre pauta e anúncio. Mercado aquecido não significa capacitado ou de qualidade, assim como alto PIB não significa desenvolvimento. As narrativas precisam ser mais efetivas, assim como os relacionamentos interpessoais fora do registro em carteira de trabalho. A vanguarda é simples e a crítica já foi desenhada por Honoré. A pós-modernidade exacerbada outrora, agora é o lacre arrancado da última embalagem.

Preciso de mais castanhas e tempo. Pela janela o batráquio sai; fuga nº3 da boca egoísta daqueles que fundamentalmente querem encher os bolsos de vaidade. O ruído de folhas secas aos pés, a duração do instante, a intensidade das rasuras. O Campo minado de pétalas traz o frescor que nem a mais rentável ideia pôde oferecer. A salamandra sorrateira caminha sobre a fria superfície da pele e ela não sente ser tocada. Jabour está obviamente correto; não sabemos lidar com o que não entendemos, e assim criamos múltiplas explicações de sessão da tarde. O noticiário e os manifestos de disputa por controle e poder de representação de classes. As palavras já não bastam, pois frases prontas são distribuídas em ração diária de narrativas. O texto satisfatório não pode ser escrito como precisam os leitores, ou como anseiam, em totalidade; não se reconhecer que o significado de satisfação e completo não são os mesmos. Sempre falta algo, do enfado ao estilo, da rapidez à exatidão. Os olhos não acompanham, as palavras não suportam e a mente titubeia.


Linda, ela caminhava pelo fio de uma interminável navalha.
sangrava sonhos enquanto gemia
atravessava mundos aos sussurros
lacrava utopias que distorciam a dor, calada;
mas o ritmo dos passos era o mesmo,
espetáculo, suas vestes brancas ao vento
sorrateiro sorriso
Ela, realidade



 A institucionalização do espírito confunde o homem, então não vá se perder por aí....segue videolinkmutantes_musica~



A estante escorre. Tormento de Neruda e sua leveza; insensatez de Picasso, alucinação de Pessoa, complexidade de Franz, traição de Max Brod, destempero de Fonseca, de Blair, de FWN e de Arthur S. As palavras misturadas me absorvem em narrativas, expostas sob a forte luz de cânticos. Paulo e sua carreira, suas cartas e pensares.

Mr. Nobody é a autobiografia coletiva do contemporâneo. Somos Nemo, e não um peixe perdido em seus desejos, mas um ancião solto em suas memórias, lembranças, escolhas. Rigidez e frieza, distanciamento e sorriso. Tudo é, e muito leve. 
"Enquanto a maioria foca nas superfícies, há fogo. Afogo-me e respiro"
São as rosas;

domingo, 27 de novembro de 2011

Caldo de Rocha - Cinema e narrativas


Cinema. O que o define? Fotografia (real) ou a montagem? Ao considerar que real é a sobreposição de montagens, é possível perceber que para existir cinema é fundamental a fotografia, o real. Pois a fotografia é a montagem de um real que não é mais (Agora já passou, Arnaldo). Essencial compreender que real e verdadeiro não estão, neste caso, ligados à pureza e neutralidade, mas em versões. Toda versão, manifestação humana, acontece por meio de uma narrativa, que por sua vez é construída a partir do repertório do indivíduo. O real é a interação e ruptura das narrativas dos indivíduos no mise en scene que forma o corpo social. Assim, o cinema recolhe amostras deste cenário para estabelecer uma outra narrativa. Cinema é a fotografia expandida além das experiências convencionais de registro e representação.

Seja para atividade jornalística ou para fins audiovisuais, é preciso conhecer e reconhecer os modos de representação do documentário para lidar com o que se concebe como realidade. Entre o expositivo, observativo, interativo, reflexivo ou poético, a escolha de uma estrutura para criação da narrativa determina não apenas o rosto do trabalho, mas sua linha de interferência (absorção e reverberação das reflexões).

Eiseinstein e O sentido do filme, a manipulação de elementos para causar impressões. Uma atração a cada plano, integrando-as em sinergia para gerar a reação desejada. A cor, o ritmo, o significado pela prática. O público sendo inserido psicologicamente no roteiro de forma guiada. A máquina artística do cinema e seu funcionamento mapeado de forma que as atrações e o choque pelo ritmo recriem na tela a cultura do circo (como estrutura de espetáculo). Absorção de sensações. Ou não.

Ecoa então André Bazin e o véu de Verônica, o santo sudário comunicacional ao registar o real de forma a não controlar o processo de produção, mas ocupar o respectivo lugar de interferência no processo. Interagir com a fonte e até mesmo ser dirigido por ela. A construção conjunta de uma narrativa proporciona uma interessante leitura e interpretação das coisas e signos (e Alfred Schutz não é sandália). O leitor expande o roteiro, gera sensações à medida que absorve. O instigante operar Sistemas de relevância para se manter no fluxo social.


Esculpir o espaço tendo como ferramenta o tempo.

Psicologia/espaço = Cinema
       Percepção

Fazemos cinema com os olhos, registramos não em 35mm, mas essencialmente em massa cinzenta (hipocampo e sei lá mais onde), com imagem, áudio e sensações. Catalogamos de forma intrigante, editamos de um modo transcendental. O acesso ao material é como o belo visitar uma boa videolocadora ou sebo. Somos (formamos) o real com o corpo e suas variações física, espiritual e verborrágica. A linguagem é plural. As estratégias para disseminar e recriar narrativas estão disponíveis.

Memórias decupadas expostas na mesa onde a linguagem é a régua a balizar e medir. O leitor que se quer, a narrativa a que se propõe. As narrativas friccionadas pelas diversas plataformas midiáticas disponíveis na sociedade geram muitas vezes desconforto. No limiar da incerteza, a escolha (a partir do repertório) do que se quer consumir e (re)produzir.

O que vaga entre os propósitos e o tempo que preferimos ignorar passar. Esse veneno, essa vacina. Os ruídos dos pensamentos alheios que reforçam o quanto somos comuns. As inquietas mãos revelam a insegurança de seres seguros; mentes em produção. Embora todos queiram sinceridade, a incoerência sela os passos pernósticos; o fim? O reconstruímos a todo momento ao alimentar o ciclo da vaidade e desejo vão. Insensatez, if they shoot horses, acabou chorare, Ainda Bem. Se tudo pode acontecer....

a terra mana leite
laços transformados pela textura das ilusões;
pedaços de carne em suspensão crua
a maciez da tranquilidade;
dois filhotes gêmeos de gazela
ternura
ideias incendeiam uma gota
chove à distância
a película do aconchego em uma flor




-

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

bambu, jornalismo, narrativas



O incômodo é premissa para o bom funcionamento do jornalista. O estranhamento pende a Camus e  é essencial. Desafio? Buscar mantê-lo e o transpor para construir narrativas.

O modelo de referenciamento do agenda setting mudou de "as notícias de ontem publicadas hoje" para "faíscas de fatos por minutos" (viu no twitter?). Está mais evidente a cada dia a impotência humana em acessar e processar toda a informação gerada no mundo. Boca pequena escancarada diante da pipoqueira de fatos. As narrativas contemporâneas revelam assim um quadro interessante, porém perigoso:  A noção de pertencimento mudou, se expandiu e assim confundiu os "desavisados" ou os mais empolgados com a expansão das fronteiras  da comunicação (emissão, percepção, recepção da mensagem). Nesta cultura de rede, cada nó comunicacional é um ponto de referência e interferência; junção com o próximo. As narrativas devem reforçar valores humanos e interrelacioná-los com os fatos. Isso sem deixar de tocar nas fraquezas. Quais as pautas da atualidade?

Retire o conforto e verá as manifestações. A escassez de recursos tornou o tema ambiental o mais forte e evidente pé da sustentabilidade nas discussões. O social é moeda eleitoreira, confundido com baixa filantropia, o econômico está cerceado de indicadores confusos, impactos profundos, distanciamento e direcionamento político. Distribuição de renda é diferente de crédito e juros. Desenvolvimento social não é sorriso de criança em foto. (Na parede rabisca-se desejo, necessidade, vontade. Nos jornais estampa-se dívida, crédito, consumo). A pergunta muda mas o personagem é o mesmo. Onde estão as truganinis da sustentabilidade? A vanguarda vem pelo que se achava obsoleto.

Os assuntos que a opinião pública precisa de ler (não necessariamente os que ela deseja) são tratados de forma profunda pela mídia especializada. Para discutir a sustentabilidade como uma pauta séria na mídia, é preciso estabelecer diálogo. A conversa é o melhor mecanismo para, entremeio a rotina estressante, construir pautas que precisamos ler.

No meio do caminho... a mídia e o sistema de referenciamento. A mídia não é responsável por educar, mas por provocar. Entretanto, a inquietação é premissa ao processo de educação. Os valores sociais básicos precisam ser resgatados. Visibilidade e sustentabilidade são diferentes. Todavia, aos estampar marcas e práticas, todos querem fazer dinheiro para retroalimentar o processo e o ser.

Uma coisa são as narrativas, outra é o verdadeiro propósito das ações. Para que as iniciativas sejam efetivas, é fundamental desmistificar o conceito de obrigação no ambiente do público e privado. É preciso parar de brincar de "batata quente"; ao invés de transferir responsabilidade, deve-se estabelecer mecanismos de interferência e transformação social. O poder público e a iniciativa privada em ação conjunta. Essa visão também deve amadurecer os questionamentos e as narrativas não apenas da mídia especializada.

O papel do mass media na indução ou reforço de hábitos é co-responsável pelos impactos socioambientais gerados. A utopia das narrativas vive entre o problema social recorrente e a temperatura do mercado financeiro. Como disse (ou não) o professor Ladislau Dowbor "crescer por crescer é a filosofia do câncer".

Ah, la belle verte! Os impactos interdependem do estilo de vida assumido pela sociedade. O nível de individualismo e satisfação contemporânea determina a intensidade do impacto gerado. Embora haja uma comoção inicial diante das mazelas, a mudança inexiste, caro Ivan Fiodorovitch. O senso de coletividade é baixo [social / acadêmico]. É necessário construir narrativas que provoquem mudança, reflexão e, assim, incentive a conscientização. Deve-se ouvir as fontes, compreender o contexto, para construir o argumento, estabelecer uma versão e só então formatar o texto. Tudo em um ritmo intenso e imediato.

Além do meio ambiente, as novas mídias abrem a possibilidade em despolarizar a discussão a respeito de questões sociais, comunicação e economia. As redes sociais digitais são catalizadores. Às vezes falta amadurecimento na utilização das ferramentas e absorção do conteúdo disponível. O engajamento estimulado pela mídia a conta-gotas estruturada de forma transparente e objetiva. Precisa-se monitorar, envolver; regionalizar a sensação de pertencimento e construção de orgulho e credibilidade.

A Educação e a Comunicação precisam criar alianças entre as plataformas de reflexão, para orientar os usuários em como usar a rede (ou a respeito das variáveis de movimentação), para assim confrontar a cultura de manada e provocar o amadurecimento do indivíduo no uso e consumo não apenas de informações, mas fundamentalmente dos recursos naturais, dentre eles o potencial humano.


Seu segredo não está nas areias. Está nas calçadas e cadeiras. São os passos, a onomatopeia e o sotaque que rasga o canto da boca com um sorriso. São curvas que nos aproxima e fazem-nos dançar. São os homens de chapéu coco, mas sem a maçã. A esfera do tempo rompe a esperança. Cada passo ao largo aperta dentro. Cada olhar é procurar o pouso que não vem. Liberdade.

Não existe mais a necessidade de esconder nas letras; há facilidade
Soluções não simples, muito menos imediatas.
Mas tal qual o soluço
imediata é a ansiedade de...
todo o mel da flor

;

o papel manchado com ideias;
olhar a contaminação, poder ler, cheirar e rasgar.
orgânico escrever...


palavras recicladas nem sempre formam novas frases
mas representam novas ideias


construção
.,


Está disponível também no Observatório da Imprensa
http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_bambus_jornalismo_e_narrativas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

tomate cereja





tomate cereja e o balanço da comunicação, 
são meus pés estes fora do chão


Com poeira nos olhos tateio os discursos e reconstruo as narrativas que fazem chorar as flores. Ego: epicentro humano formado pelo repertório planejado, o espontâneo e o utópico. E assim o indivíduo se coloca a dançar com a Glória de Horace MacCoy. A fumaça da Uspequistão contamina. Um cinegrafista aponta sua arma e recebe o beijo da realidade: cai morto no noticiário. A ordem social (e o processo de comunicação) precisa de ações imediatas e ações de planejamento. Ocupação de espaço, factual, posicionamento, choque; e também a interferência sociocultural com resultados efetivos a longo prazo. É preciso pólvora e flor; há tempo para todas as coisas debaixo do sol, conforme escreveu um poeta antigo.


Conteúdo midiático é semelhante a comida; há diversidade de sabores e consumidores. Para produzir pensa-se nos estímulos, no efeito que se quer causar (do incômodo ao gozo - ou do gozo pelo irreverente). Para isso, é necessário conhecer a língua do outro; o potencial de percepção, os parâmetros de sensibilidade. Caminhar entre as papilas, compreender como funciona os sistemas de relevância do indivíduo-alvo e assim, estabelecer o fluxo de mensagens (esquecer a formicação de tentar ter controle sobre o processo e assumir o respectivo grau de interferência). Abandonar a vaidade e o desejo vão. 


Precisamos integrar as plataformas de comunicação, desde a conversa em roda, revitalizar a praça e potencializar o código binário, os 140 caracteres, links e tags. Hugs and kisses. A compreensão a respeito dos sistemas de controle permitidos em um processo de interação é fundamental para manter o fluxo social. Visualizar e sentir as fronteiras das narrativas.


A valorização da cultura regional e sua utilização para transformação social depende do modo como as mensagens são construídas e disseminadas. Devemos transitar entre as mídias de forma que cada migalha de conteúdo disperso construa um significado, e contribua para a evolução humana, possibilitando descanso ao corpo, recheio aos estômagos e vazão aos intestinos e mentes.
















Onde estão as (os) truganinis da comunicação? Lacrados em teorias, livros, poemas soltos, xícaras de café? Incomunicáveis; seus pensamentos estão soterrados nas rotinas cada vez mais sucateadas das redações e das assessorias plastificadas? Não acredito que estão obsoletos, talvez inacessíveis, ou se guardando para quando o carnaval chegar. "Em gaveta não se guarda coisa alguma".


A realidade cravada entre os dentes explode com seu sabor tomate cereja. Torpor. 


sob gotículas colhe tomates. o dorso nu recebe o beijo.
os lábios provam do espinho. sob o orvalho cheira as rosas.
a alvura do algodão, a maciez da terra molhada.
o toque divino sob o cheio luar
tranquilidade







passo, fatum e fado
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Salmos 32:8 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

pijamas



Muitas vezes o entrosamento entre jornalistas de redação e os de assessoria é comprometido pelo entrocamento político que rege as regras sociais. Negócios da Informação. A mobilidade do discurso dos assessorados depende da narrativa política dos meios de comunicação e do interesse público. A contemporaneidade proposta pela globalização causou uma confusão sobre o conceito de público. Desconstruiu o público conforme apreendido no processo de produção e transmissão de mensagem. Nesta confusão, o profissional tem de encontrar um modo de manter (e às vezes inverter e reinverter) o fluxo de comunicação, onde o deadline sempre é visto pelo retrovisor. A mídia deixou de ser vista como algo físico (produto) para se estruturar como tudo o que possui conteúdo e audiência.

O off foi institucionalizado, a cultura do boto (como disse W. C. Bueno) registrada em procedimentos e os processos velados são selados para brilhar nas prateleiras. Duas perguntas reverberam "Qual o interesse em divulgar?". "Quem acessa esses canais?". Público e sistema de consumo. Assim reduzimos muitas vezes a ressonância da comunicação, das narrativas, dos investimentos culturais, da utilização dos recursos naturais, do relacionamento com Deus. As pessoas já não compreendem a narrativa do Mr. Nobody.

Repetindo as palavras de Nassar, vivenciamos uma nova ordem de construção das narrativas. A interação face a face cede lugar ao intermeio das novas mídias. O compartilhamento é digital. O relacionamento físico passa por premissas das mídias digitais. As "comunidades de inteligência coletiva" (de P.L) estão no meio de verdades. A sobreposição de argumentos e a penetração das versões direciona as verdades-produto (interpretação e disseminação). Transparência é revelar o que é turvo. É mostrar que pode-se ver além do vidro, mas que há um vidro, um limite, ao contrário de fingir que ele não existe e permitir que seu público bata com a cara nele.

A organização e a fé representada por um argumento. Qual padrão de transparência presente em seu discurso? Esta pergunta ajuda muito aos assessores começarem um texto e aos jornalistas de redação a interpretá-lo. Reputação e credibilidade de narrativa.

O senso de comunidade saiu das cavernas e beira das fogueiras; não está mais ao redor das mesas de bares e churrasqueiras da varanda. Muitas cozinhas estão vazias e silenciosas enquanto há gargalhadas digitais. Torna-se comum a sociedade indexada eletronicamente e não mais atrelada à transferência oral. Marco regulador da produção de textos, o Google (busca) é a nova enciclopedia (sem dono). Orientar-se passa naturalmente pelos questionamentos, experimentos e inquietação entremeio ao equilíbrio. Domínio próprio é o fruto (e não mais um produto) essencial a todos.

o pêndulo intocável anuncia
não compreendemos e nos fascinamos
aumentamos a fila enquanto ela se dissipa

jasmim gardênia e seu cheiro suave
escarlata rosa vermelha aos lábios
mel, minutos, métrica, anos


A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. 
Provérbios 14:8

blue train



Não nos é possível ainda desaprender. Seja como Buttom ou nas recomendações de Manoel de Barros; as imagens, sensações e sentimentos permanecem como um brilho eterno de uma mente sem lembrança.

"Regados a Miles e Coltrane meus ouvidos possibilitam sustentação aos meus pensamentos, já que meus sentimentos fazem dos meus pés ébrios maestros". Um produto em falta, amizade quando encontrada tem seu valor além das imperfeições e limitações do outro. Completa sem acrescentar. É a palavra que sobra na frase, mas não pode faltar.

Diante de tantas feridas, para estabilizar-se, o indivíduo anseia ferir e controlar o processo de ferir até saciar sua vontade em não sentir mais dor. Todavia, ao atingir este nível de compreensão dos desejos (e feridas), o ser verifica que o próximo passo é não ferir. Amadurece e então, cai uma pétala. Automatismos e mimetismos: muito mais do que uma loja, um encontro, um café ou livraria; uma via.

sem listras nus pijamas
o trilho da felicidade guardado no campo;
enquanto rocha tropeça nas interpretações
o mel cristaliza, o jasmim segue seu fluxo,
o jardim é jardim sem placas
a trilha aponta para o alto
e as palavras brilham no chão


ponto e vírgula. Fecha parêntesis

Take a five

A flor do plágio




Dois perdidos numa noite molhada.
faz frio entre as palavras sinceras.
A lembrança vai, como uma névoa. Eco, eco.
apaga-se a misteriosa chama por instantes. I've seen it all. My chest against the wall.
Então ressurge semelhante música antiga que igual ao vento
entra







"I had money and comfort but no drama, no love. I wished some trauma.
I had love but no money, drama and not comfort. And the wrong girl on my mind.  Trauma
You gave me all.
Rainny days, walk around the moon.
Dreams on the ground;
soft words under our smiles.
and I can't give you nothing,
only my thoughts and my capacity to love. The lightness of live that you gave me,
I just put in your hands, with the tears of time that I felt pass away" Armenon




domingo, 23 de outubro de 2011




Comunicação, Arquitetura, Sustentabilidade. Entre diálogos, ideias e resultados de práticas... um passeio. A estrutura física revela certa manifestação cultural. Para alguns, greenbuilding are ugly. A Sustentabilidade às vezes utilizada como um produto de delicatessen amplamente divulgado, mas que está presente à mesa de poucos e experimentado por menos pessoas ainda.



Toda transformação cultural passa pelo incômodo, entretanto, com a intensa produção de informação (everybody wanna be a newsmaker) as pessoas (o ambiente?) rejeita a mudança que o incômodo propõe. Apenas adaptamos algumas práticas e reafirmamos teorias. Por ser mais fácil continuar com a utilização dos recursos e dos produtos de conforto, sentamos com nossa hipocrisia maquiada de responsabilidade, sobre as macias almofadas dos discursos.



Há possibilidade e necessidade de mudança; todavia, as interpretações são truncadas. Incoerência entre o sonho e a rotina. O sonho propõe o prazer pela ousadia, transformação, novidade, a possibilidade do impossível. Em contraponto, a rotina propõe o prazer pelo conforto, pela estática, menos esforço. O discurso das migalhas, do exemplo, tropeça no fluxo urbano, práticas e infraestruturas. Além das “pensações” de Brissac, a ComplexCidade tem muito mais de humano e menos de arte.



Cansa ver o ciclo dos argumentos, mas há satisfação em verificar como é possível inserir frames a esse ciclo. Urbanismo é uma doença ou um soro onde os críticos - conforme definição de Honoré - esbanjam do vislumbre do que seria o ideal e se aconchegam ao quadro na parede.



O excesso das palavras e dos “proferidores” de frases cansa.  O ser precisa respirar. O cansaço pede flores, quando o humano é ainda desprezível. Após a punhetação gráfica de aproveitar cada canto de página, imersos no concreto que pavimenta cada pedaço de ideia, transforma o quintal em condomínio e a liberdade em sacada; o espasmo da modernidade e processos formais e informais de comunicação. Assim estabelece-se a necessidade do urbanismo verde, que revigore a paisagem. Diante da demanda por paisagem pasárgada em larga escala, é fundamental a formatação das construções ou uma reordenação por meio da extinção. O equilíbrio clama ao caos, assim como Khronos impõe ou manifesta sua soberania.



Esquecer um pouco a mensuração, alterar os critérios para construção do valor. Rever a estrutura física da linguagem, da identidade cultural deste ser fugitivo de Babel. Limpar também os processos de comunicação, manter lubrificados os canais de transmissão de mensagem e construir as mensagens de forma a causar (propor) mudanças, seja pelo conforto ou pelo incômodo, mas com um belo  lounge embalado algumas noites à palavraantiga ou pela turma de Coltrane.



O gatilho do abandono, passos e pirraças ao alcance do google



"Ahora bien,
si poco a poco dejas de quererme
dejaré de quererte poco a poco.
Si de pronto
me olvidas
no me busques,
que ya te habré olvidado." Pablo Neruda

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Interessa menos o que move o mundo e mais as consequências e propósito deste movimento (?). A massa some na massa e não há estrutura que satisfaça a urbana vontade de gozar e se encontrar sob tanta fuligem. São as ideias, os desejos ou as elucubrações? 

E a mosca de Whilhelm olha sorrateira pela janela. São as referências; caleidoscópio disgramado. Os quilômetros de adversidades, ansiedade, projeções e escolhas. Para definir o discurso é necessário compreender a linguagem. As narrativas em comunicação visam o contracheque e os créditos, o resto é feliz consequência. Quando se compreende o código linguístico do grupo e percebe-se como é estruturado o fluxo de produção de significado, é possível interferir de forma efetiva. A mensagem então ganha espaço espontâneo e contribui, instiga à mudança de interpretação, evolução de sentido, ou à simples mudança e reflexão.

Os benefícios de uma narrativa bem construída podem sobrepor o registro histórico e sua reverberação, graças à limitada capacidade de lembrança (e não de armazenamento) do ser humano. Assim marcas são fortalecidas, religiões propagadas, eleições ganhas. "Desejo, necessidade e vontade".

O homem mexe no composto orgânico, cuida do jardim corporativo. As pessoas disparam argumentos, movimentam a engrenagem que condenam. Da estante despenca o clássico livro de Armenon, Poiuy {traço de páginas rasgadas}

"Para sobreviver, desprendo-me das pessoas. O conflito gera interpretações precipitadas, à mesma medida em que funciona como peneira. Deus confronta nossa hipocrisia a todo o momento. Para todas as coisas colocamos preço, há um valor, existe uma ação para acontecer a reação desejada. Quando o cartão não basta, ou não há papel moeda que sacie o desejo, a moeda utilizada é oração, ritual e outras estratégias de negociação para se obter satisfação. A embalagem, ou sensação, chamada satisfação, contém itens como saúde, paz, amor e conforto. Desejamos ser o epicentro da solidariedade, da transformação, da "nova" vanguarda. Esquecemos as coisas simples e a leveza de uma brisa pelo peso da sede por uma satisfação palpável. Estamos perdidos no Hilbert Hotel, sem reservas, sem espelho, sem luminária, sem o que comer diante de um cardápio infinito. Uma língua. Então a manhã me acorda com esperança; impossível não continuar. Vivo".

O sorriso rasgado
O choro extraviado
As sobrancelhas arqueadas pontuam os versos
A face envergonhada compõe a mesa de café 
sobre a possibilidade o texto aponta sem palavras
na volta do tempo o completo
sem vírgula, as reticências


Um fluxo uma raiz. E se eu não quiser esquecer


todo mel da flor


todo mel da flor

onde o repouso é o movimento.
livre é a lua, presa à órbita da terra
acorrentada a versos
iluminando cidades quando cheia
transborda

Alheia é a esperança. À vista do que se não vê.
sórdidas canções; completam as frases como senhas abrem fechaduras.
toda a flor que há no mel
essência instalada em seus olhos

reticências


o gatilho; tempo é tempo