sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Alcachofra


A construção das mensagens e das narrativas possuem uma essência que não consegue ser representada pelos códigos linguisticos. Desta forma, faz com que o processo seja contínuo, em uma frenética busca por registrar e manifestar a plenitude do que pensa, sente e percebe o indivíduo. Neste ínterim,  o indivíduo travestido de ser social acumula experiências e interferências na essência primária, fato que expande o que se quer representar e alimenta o ciclo de criação das mensagens e narrativas.

"Quanta suavidade cabe nesse corpo? Quanta tristeza preenche o colo, os olhos, o copo? Como esconder, como sobreviver... A realidade despetalada diante dos sonhos.... O coração da alcachofra servido nas gotas da chuva. O inconfundível aroma de canela me abraça, me aquece.


Perco-me entre tantos testes e oscilações das emoções. Já não reconheço minha escrita, pois ela exala meus sentimentos, ultrapassa meus pensamentos...

Os efeitos da Cantárida são produzidos naturalmente e saem pelos meus poros. Essa canção sem dança orquestrada, esse suspiro sem sangue, o torpor  sem droga. O envelhecer de mãos dadas no amadurecido silêncio, como uma certa esperança.

E eu quis a canção que alcançava minhas emoções, meu passado no presente meu futuro no tempo. E além dele. Mas apenas letras em frases, suspiros e soluços sem melodia... Eu nu no silêncio, na madrugada.


olhos meus fixados;
Inquieto coração;
e a distância faz dela um verbo.
Ela me lua!
Eu suo a frase sem paradeiro..."




quinta-feira, 27 de novembro de 2014

desenho

Queria ser eu o albatroz? O pássaro pleno no voo, no ninho, na companhia eterna. O traço é o lapso, o fôlego o enigma. O brilho é alimento. O acalento do olhar aquece, o sorriso refresca. A palavra é o tormento, o sentimento a libertação. O tempo, o surto. Sem dúvidas, mas com obstáculos. As incertezas de mudar e de aceitar. Sem precipitações, sem a costumeira hipocrisia das pessoas. E se passaram anos, e ela não sabia se o que escorria era gesto, verso, lágrimas ou chuva. Banhados, persistentes. Entrelaçados. As escolhas tomadas na respiração correta. Anjo, amor especial.

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domingo, 23 de novembro de 2014

Coleiras da liberdade – mídias e modismos

Soluções que proporcionem segurança, facilidade, agilidade, comodidade: Recorrentes promessas das tecnologias, das mídias, das novas propostas de amor.

Aplicativos que já sugerem o que você intenciona digitar, corrige intuitivamente suas digitações emocionadamente erradas; aplicativos que sugerem legendas para fotos (a Google lançou um recentemente), que compreendem sua expressão de busca antes de você finalizá-la (ou mesmo que escreva errado) e que seleciona os anúncios que serão exibidos para seu perfil.  Unificação de dados na nuvem para serem acessados a qualquer tempo, em qualquer dispositivo e local. As funcionalidades são diversas. As soluções, caracterizadas pela transferência de responsabilidade e controle, vendem uma liberdade que nos aprisiona. Livres, não sabemos o que fazer e nos embrenhamos em um automatismo social que seria cruel, se não fosse tão poético.

Poético, pois nos estabelece como seres modernos, autônomos, livres para criar e vivenciar a vida sem as amarras operacionais de um indivíduo social. Entretanto evoca uma intensa vulnerabilidade. Quando observados com afinco, é possível perceber que o comportamento dos seres humanos apenas foi envelopado por novas mídias e modismos. A conversa, alinhamento e fofoca das praças públicas estão agora nos aplicativos de smartphones e em redes sociais digitais. Os crimes e perigos de becos, lugares ermos e escuros agora espreitam o cidadão digital.Os avisos de porta de geladeira e de agenda agora brilham nas telas de aparelhos que passaram a ser extensão do corpo. A possibilidade de criar e reverberar conteúdos nos fez emitir discursos muitas vezes sem a devida substância e conceito. A felicidade buscada, a mensagem e significado sonhado sofrem com o solavanco da corda esticada de uma coleira da liberdade, cravejada de mídias e modismos.

O que deveria nos dar liberdade para refletir, rever e aprimorar a narrativa que estabelecemos em vida, aparentemente nos confunde, atrofia a linguagem pelo excesso e castra o potencial que possuímos.

... o tanto que tenho, que ainda posso ser, vai além da ideia, do verso e no tempo... 😇💖🌟

Publicado também no Observatório da Imprensa - http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed826_coleiras_da_liberdade

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quarta-feira, 29 de outubro de 2014

esvai à derme

A realidade com a derme trincada. Quantos anseiam poder tocar você, integrar-se ao que você é, ao que pode vir a ser... juntos? Tantos. Você nem percebe, ou se percebe, qual o efeito fazem em você? O que você sente, o que quer de verdade? O que torna um especial e o que o sucumbe à ruína? Como você pode ignorar o amor? É muito para enfrentar? É muita coisa sempre! Com ou sem amor! Ah realidade, faceira dose da vida.

Algumas pessoas têm luz própria ou são especialmente iluminadas por Deus. Acredito na segunda parte.... Simplesmente por estar perto, encanta a todos. Com sua voz, sua presença, seu olhar... tudo. Traz fascinação, sua maturidade em saber lidar com tanta admiração recebida e sua ingenuidade em renovar o encanto de forma tão natural sobre todos e tudo ao redor...

Sua dança contida à cadeira, sua risada, sua curiosidade, sua fidelidade. Fiel aos sentimentos, às crenças. 

percebo que domino minhas escolhas; percebo também que nunca tive controle sobre as reações, sentimentos e rumos. sou uma peça, metade, por inteiro, em silêncio...

Nossa relação com o tempo. Definindo as frases compostas por gestos. O tempo entremeio aos pensamentos e sentimentos; escorrendo por nossas escolhas, definindo quem somos, tornando-nos memórias ou esquecimento. Ainda sinto o toque e encaixe de sua mão à minha. Ainda arde em mim aquela misteriosa chama, que nunca se apaga...

sábado, 18 de outubro de 2014

(



Todo o mel da flor. Invariavelmente, o efeito encontra aconchego onde as ideias abandonam a lógica e os sentimentos fornecem direção, calor, alimento e sonhos. O fluxo dinâmico de acontecimentos nos faz interpretar cada detalhe como ingrediente da história particular de cada um. A diversidade de indivíduos, fatos, percepções e tempo é tão intensa que assemelha-se ao toque de uma trombeta e o pouso de uma borboleta na ponta do dedo.

A humanidade tempera o mundo do melhor e do pior que há para vivenciarmos. Paisagens são contaminadas. O gorjear do verso quebrado; o voo interrompido do pássaro que não mais canta. O céu sangra no horizonte e o peito atormentado pelo silêncio cala um milhão de suspiros, em um sentimento. A lógica é lançada ao vento; e a melodia que pontua os acontecimentos, marca profundamente toda a percepção... o silêncio.

Os processos de comunicação interferem no comportamento social, isto é fato. Entretanto, qual o limiar da loucura ou o tempero da ternura? Seria a temperatura das palavras, dos corpos, dos sentimentos? Narrativas contínuas em fragmentada linha reta, em convergência e transcendência.  O sol sangrou no céu. Rasgou o peito e aqueceu de melancolia a mente. O famigerado silêncio dá o tom da narrativa que se transforma; esvai na madrugada, figura os sonhos, protagoniza o porvir.


estar junto.
escutar seus sonhos e temores,
provocar rubor e tremores,
conhecer suas pintas,
reconhecer seus poros no escuro;
o verso sem palavras a dar ritmo aos sonhos,
delineando o sentimento e as sensações;
há tanto para você ler
há de ao tempo ser

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

e soul...

O que há dentro que não consegue materializar-se. O labirinto jardim que acalma, excita, esconde ou sufoca. Não é grande, menos ainda espinhoso. Extenso e intenso se revela. Não é uma metáfora, ou projeção. É por onde caminho de mãos  dadas! Sem entradas ou saídas, o instante do caminho. Se eterno retorno ou ida, se estadia no Hilbert Hotel, nunca saber-se-á. A percepção é o instrumento condutor do ser humano pela vida. Para a alterar ou consolidar, é preciso operar com maestria os mecanismos de comunicação.

Quando mal feito, o efeito é passageiro; quando feito para o mal, a situação fica quase irremediável. Além dos diversos canais de comunicação criados pelo homem, há um determinante para a manutenção do relacionamento social: o corpo. Saber usá-lo não como um objeto, ou arma, mas como um canal genuíno de comunicação, amplifica a eficácia da mensagem, interferindo efetivamente na percepção; consequentemente, conduzindo o ser humano como um rio para o mar. A vida; esta narrativa que transcende fórmulas e regras nos apresenta uma névoa de desafios; e nós seguimos. Ultrapassar os desafios, absorver as curvas do caminho perfazendo-as como se fossem extensão do corpo. Prospectar diante de impossibilidades e por fim, vivenciar o gozo de desaguar no mar.

... o próximo verso é sabor;
o sabor é futuro
e o futuro a ideia...

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mensagem

Afora a de Pessoa, o sistema de criação. Pinturas rupestres que transcendem gerações; discursos diários esquecidos a cada gole de café. Teimam que ainda é na base do emissor, mensagem,
receptor? Como são tratados os resíduos do processo de comunicação? Ruídos? Os dejetos das narrativas guardam a essência não digerida pelo meio, a mensagem e os personagens. A manutenção da fidelização da audiência depende da manutenção das pautas, dos olhares sobre os dejetos (ruídos). As ações para obter a referida manutenção devem ser simples.

Seja instituição, ou indivíduo, é necessário compreender seu lugar no contexto da significância
social. Em termos de mercado, sistemas de relacionamento e processos de comunicação. Assim, é
alcançada a simplicidade necessária para construir e consolidar uma identidade.

Em tempos de política de reaproveitamento de materiais, aproveitamento de resíduos, estabelecimento de alternativas para garantir a sustentabilidade, é fundamental aplicar a mesma prática ao processo de comunicação. Talvez desta forma os indivíduos e as massas não sejam massacrados pelo isolamento proporcionado pelo turbilhão de informações, mas que consigam respirar, se integrar e se resguardar quando de interesse for.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Quê mais?

Quê mais? O balé das apurações e a sinfonia dos fatos

Há de se falar. Não há de negar. Quê mais precisa para perceber como escorre o ser? O drama, a tragédia e a paisagem. Argumentos daqueles que demasiadamente pensam sobre os sentimentos e desfrutam da brisa à face. O código de interpretação da realidade que cada indivíduo opera é regido pelo ego. Somos reféns de uma liberdade nossa que esperamos encontrar no outro. Somos algozes do outro, imperceptivelmente, às vezes. De propósito.

Consigo ouvir o silêncio de um tempo. No instante de uma manhã, a sociedade deixa o mundo fluir. Nem sempre. No sereno da madrugada, as pessoas parecem adormecer, na brisa da tarde, os ruídos tornam-se intermitentes. Quando a percepção se distancia das palavras e dos conceitos constituídos, a evolução é o resultado.

A mídia se diverte com o desdobramento do eco de suas mensagens. Neste cenário, articulações políticas e comerciais interferem de modo (às vezes) sutil no comportamento social e na maneira do indivíduo interpretar os comportamentos da sociedade. A mídia se diverte, pois vê o efeito de suas ações, e regozija-se como detentora de um poder. Entretanto, ela é indiretamente vítima das articulações, pois elas são base das mensagens midiáticas.

As mensagens mais perspicazes atualmente (e sempre) são as que provocam movimento e absorção ideológica, comprovada em discurso e comportamento. Um exemplo, o balé econômico. Matérias constatam menos cheque sem fundos. Crescente uso dos cartões. Aumento da inadimplência, restrição de crédito, aumento de juros. Cai o consumo, aumenta-se o crédito, juros flexibilizados, incentiva-se o consumo. E roda o próximo ato do balé. A qualidade de vida e dos lugares determinadas pelo índice de segurança e exposição ao risco. A saúde, a educação, os clichês da imprensa ao retratar as faltas, a esperança e as perspectivas. O que mais pode ser feito? O que mais precisa ser lido? Novo ato. A dança dos setores: fabricantes de eletroTudo, automóveis, móveis e imóveis. Cada qual em defesa de seu lugar no palco. Matérias por todos os lados. Não há mais um meio oficial. A banca não consegue ser a primeira página da formação de opinião do indivíduo. Extrapoladas, as fronteiras são na verdade expandidas, continuamente.


Uma apuração intensa e acessível sobre o tema é soterrada não pelos escombros da recorrente inconsequência dos construtores, mas fica submersa à vértebra quebrada. A dinâmica da imprensa não dita, menos ainda antecede, mas, sobretudo repete o que acontece em escritórios, trânsito, lares, igrejas e bares. Entre balés e sinfonias, onde paira a sintonia? Precisamos alternar nosso modo de leitura e interpretação, bem como o de registrar ideias e ideais no papel.

Passo.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Notas ao vento




Em tempos de crises recorrentes a nota é o novo porta-voz das empresas e personalidades. Este fato, secular, revelaria a insegurança da fonte ante o repórter, que muitas vezes suprime informações ou edita posicionamento com interpretação equivocada ou a fuga da fonte de um questionamento específico, a respeito de algo que ela não quer falar sobre o assunto?

A opacidade das fontes oficiais deve ser revista. O índice de transparência necessário para evoluir a relação fonte e imprensa é o mais próximo possível da pureza. O mito da objetividade. Esse guia recorrente na construção de narrativas. Se a instituição não quer falar, não significa que ela não deva. Algumas diretrizes devem ser cumpridas para garantir a fluência do processo democrático de acesso à informação.

A eficiência das notas está em organizar o argumento da fonte, de modo a evitar respostas emocionais, frases equivocadas, informações desnecessárias. No entanto, elas não estabelecem um diálogo com a imprensa e sociedade, pois não permitem questionamentos. A nota é uma fala oficial, unilateral, de posicionamento a um questionamento chave. Esta ferramenta de comunicação é necessária, pois dribla com elegância os repórteres mal intencionados e é um ponto de partida para os jornalistas bons de faro.

O paradeiro da ética na construção das narrativas é algo a se pensar, debruçar antes de disseminar os discursos, consolidar cenários. Cenários que podem ou não estar em harmonia com a paisagem social (re) construída continuamente.  Estabelecer uma narrativa diplomática não significa mentir. Corromper não deve ser uma possibilidade. Assumir a responsabilidade em argumentar diante da expectativa social e especulação dos opositores é inevitável.

Biblicamente já registrado; existe um tempo para todas as coisas. Em paráfrase, há tempo para release, tempo para entrevista, tempo para nota, tempo para coletiva e tempo para o silêncio. A habilidade para compreender e determinar estes momentos é o que torna o profissional um diferencial de mercado, e enriquece o processo de comunicação. Trata-se de um frágil terreno; caminhar por ele exige conhecimento técnico e percepção do fluxo social de construção de significante.

Também publicado no observatório da Imprensa: 
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Insista. Basta. Na expressão da dor, no reflexo de sangue que perdura como purpurina no caráter do indivíduo. Sim, basta. No que a palavra torpe se transforma ao estar no poema, no que as cartas de amor envelhecidas se tornam na gaveta. As cifras de um canção economicamente calculada. Sociedade. O colapso e o trato considerando o tempo um aliado. Inexistente. Casta. A personalidade pura é então entregue ao que é profano, ao que é marginal. O poeta dilacerado fica resignado à poeira e lágrimas. As páginas sobrepõem as sensações, pensamentos e sentimentos. O mundo não gira, nós piramos. A sanidade arrancada na pétala de uma flor.

"Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus." (2 Coríntios 1:4 NTLH).

terça-feira, 1 de abril de 2014

Dois pontos





A exclusão é premissa da organização das pessoas em sociedade. Aspectos como "fatores socioambientais", "comportamento por prazer" e "comportamento por sobrevivência" são estruturais. Quando um grupo se reúne e estabelece critérios de convivência, tem por objetivo excluir "algo" para assim garantir a permanência e manutenção dos valores dominantes dos proponentes da ordem social ou dos possuidores articulados dos recursos básicos que viabilizam a vida em sociedade.

Compreender este processo é perceber quão complexo é o sistema e quão sutis são as ações que podem causar mudanças. O estandarte da educação, saúde e segurança funciona como uma vitrine ambulante que resume as linhas de atuação. Embora seja secular o conhecimento, a exibição e o repasse deste estandarte por todos os segmentos sociais, as demandas estão petrificadas. Ações desconexas brilham como faíscas de possibilidades (ex: trabalhos como os da Associação do Semi-Árido, produtores de alimentos orgânicos, grupos culturais, câmaras mirins de vereadores, Jovens Inventores, etc), mas não penetram no cerne da organização social, menos ainda causam as mudanças esperadas. A evolução da consciência crítica existe, no entanto, o sistema de relevância dos meios de comunicação interfere incisivamente no índice de reconhecimento de um indivíduo ou causa.

A organização social não possui um cerne? As ações incipientes precisam de maturação para se embrenhar no consciente coletivo, consolidar um automatismo sustentável e se estabelecer como aspecto de "comportamento por prazer, ou comportamento por sobrevivência"?

O exercício contínuo das ações dos indivíduos estabelece as intocáveis tradições. A família poder ser analisada como uma célula social. Refletir sobre o processo de construção dos valores é fundamental para realizar qualquer reforma (política, social, religiosa, agrária, moral). Se pensar que a sociedade não é um bloco fechado, mas permeável, entendo-a como uma narrativa, restrinjo-a em um texto. Todavia, não há um cerne, uma palavra "pedra fundamental", um código fonte para mudar o todo por reação em cadeia. Acredito que neste contexto, o cerne está no canto de uma frase, especificamente nos dois pontos.