Nos perdemos muitas vezes em fluxo e contra fluxo das ilusões, desejos e histórias entrelaçadas em textos, poemas, olhares, desejos e suspiros. O que há de paz na inquietude de um sentimento é o que perpetua através do tempo a história de cada um. Ora outra hora certa, sentimos a tentação de pronunciar Jeder für sich und Gott gegen alle, mas lembramos de Kaspar e de como sutilmente podemos expandir como o universo, no silêncio, felizes.
O certo está em fazer o que se quer, seguindo o desejo sobre qualquer padrão social ou lógica moral, ou o certo está em fazer o que moralmente se espera de um ser humano? O cinto do que é aceitável cada dia novo tem um outro furo.
A estrutura da pergunta possibilita muito mais do que tentativas de respostas, mas sobretudo torna inquieta a reflexão sobre o que somos, para onde vamos e como vamos.
No ínterim de compreendermos nossa identidade e realizarmos sonhos, por favor não se declare (sentimentos e ideologia) em hastags, mas em atitudes contínuas, que manifestam o aspecto volúvel de seu caráter à medida em que o tempo passa. Permita que sua essência seja espontaneamente semeada em seus gestos e atitudes, transpondo até mesmo as palavras.
A forma como lidamos com os fatos da vida é determinante para definir as marcas a serem deixadas pela nossa trajetória e demonstra em gestos as nuances de nosso caráter. Entre as pegadas que ficam, e a "pegada" que temos, melhor narrador não há do que aquele que consegue observar a superfície de dentro, a terceira margem de cada indivíduo e ser também estrangeiro, completando a narrativa com a visão mais abrangente do quadro. Ver o detalhe e toda a paisagem.
Os meios de comunicação vieram para facilitar e intensificar o relacionamento, as narrativas, a emissão e percepção de mensagens. Eles facilitaram; o acesso ultrapassa a porta de banheiros; eles confundiram; a percepção oscila da latrina recheada à límpida água ao rosto em cachoeira pela manhã. Cristais. As reticências de uma estrela morta dependurada na orelha de um anjo, ou no dedo de uma flor; cristais. O reluzir em uma madrugada sem cantos e uivos.
Diante dos fatos, é importante saber como se relacionar com a existência de múltiplas perspectivas e o respectivo poder de relevância para o público. Seja pela facilidade estética ou pela complexidade reverberante. Os mecanismos de comunicação disponíveis escravizam-nos à ansiedade de consumir e produzir conteúdo. A inteligência artificial, criada para ser o piloto automático do ser social, aos poucos nos domina, domestica e castra.
O calendário dita o ritmo dos acontecimentos que se renovam. As características semelhantes nos tornam invisíveis. As peculiaridades dos sorrisos nos provoca reticências. Fechar os olhos também funciona. O processo de identificação e satisfação alterna como a agenda dos noticiários. O enredo é o mesmo, agimos da mesma forma, a mesma metalinguagem, a crítica, as análises, os artigos, as orações; mudam-se nomes e o tempo. Repetimos, nos orgulhamos e achamos necessária esta repetição.
Receite aí: momentos de carinho, filmes, caminhadas, corridas, sorrisos, cheiros e sabores. Movidos a prescrição, insistimos no leito da civilização infeliz. Entretanto, conhecemos os artifícios para sermos felizes. Ditados, jargões e ponta de faca. Haja punhos. Nossa essência é revelada pelos farelos que dispersamos no ambiente.
Publicado também em minha página na obvious: http://obviousmag.org/rumos/2015/08/nossas-pegadas.html#ixzz3hqUNMVTo
sábado, 22 de agosto de 2015
sexta-feira, 12 de junho de 2015
anjo - plumas da noite
Não fantasia; mas a complexidade de um sentimento simples...
Meu silêncio perpassa os sonhos, sabores e aromas; perfumes das cores.
Meus olhares procuravam os seus,
sorrisos se encaixavam, toques se completam no horizonte.
Sua nuca, minha torre de marfim. Teus sons, gemidos ritmados, sentidos e sentimentos apurados.
Minhas mãos em seus cabelos, minha firmeza com sublime e intenso sentimento pelo seu dorso, sua cintura, montes e abismos; meu oasis.
Seus suspiros no meu respiro,
seu suor nos meus poros,
e o sabor de poesia na prosa de uma vida bela.
domingo, 26 de abril de 2015
IdeIa
IdeIa
Olhares perpendiculares refratam meus sentimentos. Flores excepcionais perfumam a paisagem e presenteiam o olhar com cores delicadamente escolhidas. Suor extraviado, o corpo em movimento desagua nos sonhos, longe da rima, das mágoas de seus lençóis. Intocada pétala flutua pela praia deserta de pessoas, repleta de suspiros. Olhei no fundo dos olhos da miragem; desanuviou minha névoa. Protegida das fagulhas, o contraste te enaltece.
Personagens sem nome, roteiro sem fala. Diálogo clichê de corpos sem palavras. Ele gostava de pensar, tropeçava ao escrever. Ela não sabia o ler.
Era a ideia.
Sem corpo, com todos; sem voz.
Sempre audível, com textura, suor e abstrato.
ideia.
e a ideia, como pluma
complexa intensa,
repousa e paira
fantástica ideia,
permeia todo o ser que sou.
Dissipado pela instabilidade das sensações, o corpo é um barco à deriva. E o dia nasceu com a magia de sempre, a sutileza de ser magnífico desde os detalhes. Circulo por eles percebendo ser mais um, uma fagulha à beira do iminente incêndio transcendental. Aquele que não queima, mas aquece, purifica, faz arder as ideias de forma a impulsionar ações; atitudes calculadas. No limite do desejo, sonho e realidade. Fronteiras permeáveis. Onde um desagua no outro. Saliva. As incertezas não coexistem, quando as mãos se tocam ao acaso.
A paisagem é dinâmica aos olhos estáticos. O remanso da vida, a crueldade de instigar reação ao que há muito estava silenciado e posteriormente temperar com fel o silêncio dos sorrisos e olhares. Tocar por meio das palavras é tão fácil. Todas as palavras estão postas, basta colocá-las para dançar, ornamentá-las de possibilidades, submetê-las à sinfonia das frases, entrelinhas e sentidos, significados. O estouro dos significantes na noite dos desesperados. "They shoot in horses, doo't they?" Quando o desejo é mais do que impulso, uns chamam amor, outros versam loucura... eu sinto!
Olhares perpendiculares refratam meus sentimentos. Flores excepcionais perfumam a paisagem e presenteiam o olhar com cores delicadamente escolhidas. Suor extraviado, o corpo em movimento desagua nos sonhos, longe da rima, das mágoas de seus lençóis. Intocada pétala flutua pela praia deserta de pessoas, repleta de suspiros. Olhei no fundo dos olhos da miragem; desanuviou minha névoa. Protegida das fagulhas, o contraste te enaltece.
Personagens sem nome, roteiro sem fala. Diálogo clichê de corpos sem palavras. Ele gostava de pensar, tropeçava ao escrever. Ela não sabia o ler.
Era a ideia.
Sem corpo, com todos; sem voz.
Sempre audível, com textura, suor e abstrato.
ideia.
e a ideia, como pluma
complexa intensa,
repousa e paira
fantástica ideia,
permeia todo o ser que sou.
Dissipado pela instabilidade das sensações, o corpo é um barco à deriva. E o dia nasceu com a magia de sempre, a sutileza de ser magnífico desde os detalhes. Circulo por eles percebendo ser mais um, uma fagulha à beira do iminente incêndio transcendental. Aquele que não queima, mas aquece, purifica, faz arder as ideias de forma a impulsionar ações; atitudes calculadas. No limite do desejo, sonho e realidade. Fronteiras permeáveis. Onde um desagua no outro. Saliva. As incertezas não coexistem, quando as mãos se tocam ao acaso.
A paisagem é dinâmica aos olhos estáticos. O remanso da vida, a crueldade de instigar reação ao que há muito estava silenciado e posteriormente temperar com fel o silêncio dos sorrisos e olhares. Tocar por meio das palavras é tão fácil. Todas as palavras estão postas, basta colocá-las para dançar, ornamentá-las de possibilidades, submetê-las à sinfonia das frases, entrelinhas e sentidos, significados. O estouro dos significantes na noite dos desesperados. "They shoot in horses, doo't they?" Quando o desejo é mais do que impulso, uns chamam amor, outros versam loucura... eu sinto!
terça-feira, 7 de abril de 2015
Redes Orkutizadas - o Espelho de nossa vanguarda
A contínua renovação das plataformas de
comunicação não significa evolução humana e dos processos de produção de
conteúdo, interpretação e desdobramentos possíveis. A tão proclamada vanguarda sucumbe não ao
ineditismo e novos padrões de percepção, mas à consolidação de paradigmas. Na
verdade, submetidas ao tempo de uso, as plataformas refletem a estagnação dos
usuários em expandir fronteiras do processo de comunicação. Reforçam aspectos
sociais e funcionam como uma lente de aumento nas atitudes dos indivíduos.
Um automatismo é percebido no perfil de
comportamento dos usuários. A manifestação pública é padronizada nas mídias
sociais, independente se elas (mídias) são específicas para assuntos
profissionais, pessoais, textos, fotos, e etc. O padrão de comportamento que
tornou cansativo e obsoleto o Orkut, tem sido verificado não apenas no
facebook, mas também no Linkedin e até mesmo no twitter e fóruns temáticos. A
infantilização de postagens, a agressividade da linguagem de mensagens
ideológicas, ou a avalanche de pílulas de auto-estima. Verifica-se mais um
processo de busca por audiência do que por aprimorar relacionamentos via
plataformas digitais.
O respeito é o mito na
interação nas redes sociais digitais. A frequente imposição de versões dá o tom
de um diálogo que mais parece um monólogo diante do abismo do que uma roda
virtual de conversa. Este processo, tão repudiado pelos usuários, é o que os
representa. Após orkutizarem o bate papo da praça, a interação no o ICQ,
no MSN, no Face, a maioria segue com a massa para o próximo hospedeiro,
tornando obsoleta a plataforma antiga. Neste ínterim, o Google Plus ainda é um
território não contaminado pelo automatismo social, e, portanto, tem
possibilitado mais leveza e fluência à interação com temas específicos; por
enquanto.
Publicado também no Observatório da Imprensa
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/o-espelho-de-nossa-vanguarda/
...
Avante
despertado o sentimento flui
angustiado o tempo perde o compasso
o corpo se contorce
nus unimos
...
o corpo se contorce
nus unimos
...
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Poros
Com seu modo de se impor, de me olhar do alto, de me iluminar, a lua conduz até si meu olhar. Notas musicais passam a ter um especial sentido. Frases sem palavras tocam intensamente, fazendo do corpo um instrumento. Momento nenhum pedi a sensibilidade, o humor e o romantismo. Não solicitei as palavras, as percepções nem outro aspecto. O porquê não me revelado foi. Mas, sempre mas, regurgitamos sinais de pontuação, de sonho, angústia e amor. Chega de doces, quero teu abraço; chega de sorrisos, quero teus beijos, intensos, delicados, ousados, contínuos. Chega de anseios, quero futuros nossos no presente. Cale meus versos com seus poros nus meus.
terça-feira, 31 de março de 2015
todo?
Ambições sinceras mantêm o sangue circulando pelos sonhos. Durante a trajetória, toda relação acontece por interesse. Todo brilhantismo é pautado pelo plágio. Toda declaração de amor é substanciada pelo clichê, pela vontade de realizar e alcançar uma projeção. Todo conflito poderia ser evitado, mas o sangue e a dor sobrepõem a paz e calmaria. Toda palavra poderia ser contida. Mas o discurso de impacto e uma discussão silenciada com uma frase fatal alimenta o ego.
Todo sofrimento é único e paradoxalmente o maior do mundo. Todo poema carrega algo que não está nos versos. Os dias possibilitam bem mais do que percebemos e menos do que esperamos. Todo umbigo é o centro do mundo; e o mundo deveria ser chamado de tempo. Textos carregados de mesmas palavras, porta-retratos recheados das mesmas histórias.
Tão universalmente pessoais, as músicas são o refrigério de quem sente, a fuga de frases silenciosas; e o sentimento... Ah, é aquele filme instigante o qual não vimos o final, ou não lembramos.
...
Se todo ao meio sou
Sê tu o esquerdo à felicidade
Sua o que sentes sejas pleno
Se caco, inteiro ou sonho
Permita a si
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Novas (?) Narrativas Jornalísticas
Ilustração: Ramon Bruin |
Não sei se nova é a narrativa, a linguagem jornalística, o
olhar, ou ainda assim o tempo. Antes o ideal era a câmera não tremer e as
frases serem bem concatenadas. Agora tentam vender realidade viva. Algo que
pulsa incontrolavelmente. Tanta espontaneidade que chega a parecer um
espetáculo de dança contemporânea. O imprevisível é parte do enredo, está no
script do espetáculo midiático.
A inquietação é premissa para a evolução. Nesse sentido, os
programas de TV têm buscado inovar na maneira de narrar e de fidelizar o
público. Seja por meio dos milhares de “cozinha com fulano” que tentam
sofisticar, naturalizar, ou tornar rústico o ato de preparar alimentos e se
relacionar com eles; ou nos programas de esporte que tentar levar adrenalina
aos pilotos de tablets e controles remotos, lembrando até da metalinguagem de
programas como A Liga e Profissão repórter. A linha entre o interessante,
eficaz e o cansativo é tênue. É preciso destreza para caminhar sobre ela.
Dentre as várias tentativas, algumas são bem interessantes
(mas não inovadoras). O Mundo segundo os Brasileiros, produção independente (produtora
holandesa/argentina - Eyeworks) disponível em canal no Youtube e transmitido
pela Rede Bandeirantes, há 5 temporadas (desde 2011) apresenta a narrativa pelo
viés de quem vive o espaço e transmite a própria impressão a respeito do lugar,
do tempo, da história, das referências.
Um texto praticamente documental estilo história oral, aquela
conversa informal de quem quer contar suas experiências em um novo território. Trata-se
se um formato sem protagonistas fixos; alterna-se os narradores, guiando com a
câmera, nos contando histórias oficiais e impressões de estrangeiros
andarilhos. Baseada no original argentino Clase turista: el mundo según los argentinos, a série é dinâmica e
perpassa desde os principais pontos turísticos a pontos pouco conhecidos do
globo.
Cidades invisíveis erguem-se à medida que significados são
repassados ao espectador. Forçando um pouco as vistas, dá para imaginar o Marco
Polo contemporâneo revelando as nuances das cidades, ou o estrangeiro de Camus
andando pelo mundo, contaminando-o e sendo contaminado por ele. E como
brasileiro é um povo espalhado pelo planeta, matéria-prima não falta ao
programa.
Iniciativas
assim precisam se alastrar pela TV aberta, mas essencialmente necessitam estar
alinhadas com o conteúdo multimídia, considerando o comportamento de consumo de
informação e a disponibilidade dos meios; expandindo assim a acessibilidade ao
conteúdo, novos campos para reflexão e seu desdobramento.Publicado também no Observatório da Imprensa
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed844_novas_()_narrativas_jornalisticas
terça-feira, 17 de março de 2015
Disseminar e verificar
A verdade que nos aflige não cabe na narrativa de um fato. As
minúcias de uma apuração, que podem determinar o rumo das interpretações
subsequentes, não estão evidentes nas curtas linhas. Menos ainda nas fotos e
respectivas legendas. Quando os textos trazem declarações de autoridades então,
o pandemônio dos dados é assustador. Seja em cenários de crises ou durante
eleições, as declarações das fontes oficiais nem sempre contribuem para o
indivíduo estar informado, mas de modo recorrente atrofia a percepção pública
com elementos confusos, interferindo na narrativa.
Iniciativas como a do da organização argentina
"Chequeado" (Site que verifica a legitimidade dos discursos de
autoridades), estabelecem-se como mais uma estratégica para não absorvermos
"opiniões" traduzidas em informações pseudo-isentas. Em essência, o serviço prestado por eles é o modus
operandi que todo leitor deveria ter (principalmente e não somente, durante
eleições e posicionamentos oficiais): cruzar informações do discurso com
matérias já divulgadas e com dados disponíveis nos canais de transparência.
Cabe ao leitor, antes de confiar, buscar resquícios dos fatos e confrontar
versões. Sempre. Embora seja um processo cansativo (considerando o ritmo de
vida), é ainda o menos ineficiente.
Nesse percurso, o leitor perceberá como muitos conteúdos são
replicados em diversos veículos de comunicação. A ocorrência é tanto fruto do
compartilhamento (autorizado ou não) de conteúdo, quanto o resultado de uma
assessoria de imprensa com interferência em massa. Sobre o compartilhamento de
conteúdo, interessante o que aconteceu com jornais de seis países da Europa. Fizeram
parceria para promover a troca de conteúdo e pesquisas em comum entre
eles na denominada Aliança Europeia de Jornais Líderes (Leading European
Newspaper Alliance). Acredito ser uma estratégia interessante para otimizar
recursos (reduzir custos de produção), mas sua operacionalização não pode
engessar a narrativa em apenas uma direção. Funcionaria no Brasil tanto com
veículos pequenos quanto com os grandes? De forma quase que underground alguns repórteres
compartilham pautas, ou premissas de pautas e fontes, em um processo mais de
negociação de informações do que de enriquecimento de narrativa e redução de
custo de produção.
No universo paralelo, o Governo Federal insiste e nos
bastidores tenta afinar o argumento para estabelecer regras para o
funcionamento da mídia; a famigerada regulamentação da imprensa. Antes
de implantar uma ação de controle para promover a responsabilidade narrativa
aos veículos e interferir no que ainda há de liberdade, é importante consolidar
os dados emitidos em declarações oficiais e o objetivo específico das
respectivas atitudes. Não apenas disseminar informações e controlar o processo
de produção, mas essencialmente possibilitar rastreabilidade aos dados, para
que qualquer um possa verificar a legitimidade da informação de discursos de
fontes oficiais e a narrativa construída pela Imprensa.
Publicado também no Observatório da Imprensa - http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed842_disseminar_e_verificar
e o que não cabe no fio do olhar
como te fazer sentir?
como saber o que você sente?
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como te fazer sentir?
como saber o que você sente?
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segunda-feira, 16 de março de 2015
Cristais
Sou a reticências de uma estrela morta
o anel de esperança nos dedos de um anjo
no pulso de quem ama
o fulgor de uma vida feliz.
No brilho dos seus olhos
cristais
tomou-me como um súbito vento
em uma noite de ruas vaziaspoemas incompletos.
meus olhos pediam aconchego.
não se nada no abismo
quando ele está no brilho dos olhos.
não se dança a canção
que ainda não sabe que é amor.
em um tempo sem verbo
o olhar sem verso
pergunto sem esperar as repostas
pois existirão além de enigmáticas reticências
quarta-feira, 11 de março de 2015
interrompido
Então choveu, e chuvas sempre trazem mais do que água e levam mais do que parece.
Lacrado em mim, no silêncio, um sonho e uma verdade.
Apenas o tempo certo pode abrir, ou eternizar o silêncio.
Lacrado em mim, no silêncio, um sonho e uma verdade.
Apenas o tempo certo pode abrir, ou eternizar o silêncio.
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