O desafio na comunicação
corporativa perpassa o relacionamento da Tecnologia e o conflito de gerações.
Sendo que um fator determinante deste cenário é a necessidade de lideranças
participativas, que saibam administrar as diferentes gerações e conduzi-las a
vivência das novas tecnologias.
Futuro da comunicação ou
comunicação no futuro. O “agora, já passou”. O foco das ações de comunicação já
não está nas plataformas (intensificada após a efervescência tecnológica), mas
sim no conteúdo; esse faz a diferença e interfere na malha social. Todavia, é
importante conceber, formatar e disseminar de forma assertiva o conteúdo,
revendo os resultados esperados, não basta buscar audiência por audiência. O
volume não mais sobrepõe à qualidade de absorção da mensagem e manifestação da
interferência.
O público procura se envolver com
marcas e narrativas que corroboram com seus valores e propósitos. No entanto,
vivenciamos valores volúveis e propósitos líquidos. O cidadão tem se
estruturado assim e ainda impõe uma demanda por fidelização que extrapola os
padrões estabelecidos pelas marcas, forçando-as a uma metamorfose incessante.
Um breve olhar sobre a paisagem e
percebemos que as espécies são movidas pela busca. Players de mercado, ou influencers,
então estudam o perfil destas buscas e oferecem alternativas de desejo que não
são o objeto inicial da busca, mas são colocadas como o foco principal,
transformando assim a busca, induzindo o mercado. Trata-se do aprofundam, então
do agenda setting. Além de pautar as
reflexões, interferir nas buscas e objeto de desejo.
A comunicação então deve
estimular a convicção e não a repetição de mensagens e narrativas, mas sua
multiplicação por absorção da mensagem e convicção do conteúdo. Neste processo,
o lobby (que luta para ser devidamente regularizado) é uma estratégia de defesa
transparente de temas chave na sociedade, assumindo um lado. Entretanto, o
lobby tem sido depreciado em função dos maus lobistas.
A Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define o lobby como a comunicação
oral ou escrita com uma autoridade pública para influenciar decisões políticas,
administrativas e principalmente legislativas. Ampliando sua atuação na sociedade,
o lobby é realizado pelas Relações Públicas, a partir da disseminação de
narrativas setoriais.
Clientes então não podem ser
vistos apenas como consumidores, mas sim cidadãos que se relacionam com
mensagens e não com produtos ou objeto de resultados.