sábado, 7 de janeiro de 2023

Contra tempos


Ele sabia. Um minuto Durden. A perfeita contemplação do instante. Quando o nada circunda o tudo e as escolhas não aquecem mais o silêncio. Estou a ermo no tempo entendendo ser uma engrenagem dentre tantas. Movimento-me, perco só dentes e ainda assim me movo. Algumas lembranças tenho vergonha de ter até mesmo sozinho. Outras, gostaria de compartilhar com uma pessoa, que entendesse. O minuto passa.
 As cenas se sobrepões em um roteiro mais do que caleidoscópico, mas fabuloso de tão real.

Impiedosa, a chuva cai sem consciência. Apenas cai. Escorre e faz barulho. Lava e arrasta. Nutre e encharca. Os versos em concreto armado, as esperanças e as garantias de uma segurança que até a água, sem aviso prévio, leva.


A foto está no ângulo certo? Com a iluminação do impacto? Na perspectiva da emoção? Ela está exposta o suficiente? Ou perder-se-á como tantos instantes não contemplados da maneira que verdadeiramente o aproveita. O minuto às vezes esconde outro.


Tantas narrativas, desespero e paz. Tornei-me minha pior versão controlada. Raivoso como um cachorro amarrado, grunhindo como um animal ferido, barulhento como um trovão sem chuva, sem raio. Consigo ainda lembrar, desanuviando essa realidade, de quando eu fui um infante agradável, curioso e risonho. Tute.  Tão distante. Deixei que matassem uma parte de mim que tanto eu gostava. Deixei que matassem. Permiti que controlassem o que não deveria ter controle. Tornei-me refém do desespero seguro de quem maneja a vida com receitas, com o malhete social, com o que não cabe em mim. 


O piscar dos olhos lança mais que cílios ao vento. A estratégia não é confundir, mas revelar que a lógica não se opera pelos padrões estabelecidos a consenso. Ela é do indivíduo e não da massa. 


Cachoeira barulhenta de tantos olhares silenciosos. Nossas dores vão nas águas com as paixões. Às margens, amores-perfeitos florescem e então sabemos o que fica. Quanto tempo dentro do tempo. Passaram-me décadas dentro de um ano. Pensamos escolher e programar os dias, mas não é assim. Os dias nos escolhem, se colocam diante de nós e nos assistem.


Um minuto Durden, ele se permitiu viver de outra forma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário