quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Pedro e Paulo - uni-vos pela barriga



A equipe  de Pedro não estava preparada para governar. Suas ideias puras estavam embebidas de imaturidade. Queriam por meio do choque de gestão, arrancar o joio, mesmo que isso representasse a morte de milhares de trigos. Pedro é governo de transição, o amor de cura após uma separação, é a quebra do paradigma mas não chega a ser um novo.

Paulo e sua turma já não merecem mais governar a sociedade. Tiveram a chance, avançaram muito e erraram miseravelmente ao sucumbir à vaidade e apropriação indevida, tendo como particular o que deveras é público. Ainda assim, não soube ser transparente ao responsabilizar os culpados, considerando inclusive o respectivo envolvimento.

O símbolo perdido estampado no peito. A sensação de pertencimento e proteção de uma nação, refletido no que simboliza seu território e sua cultura estava há tempos institucionalizado no entretenimento. A bandeira flamulava pelos esportes, e silenciada fora dos quartéis. Politicamente, virou símbolo de guerra e separação, e não união. Quando a massa está dividida, não há minoria, mas duas grandes partes. Assim, tem-se ilusão de injustiça em qualquer tipo de divisão. O estardalhaço de quem perde muitas vezes sobrepõe quem ganhou. Assim fica difícil não lamentar por uma sociedade a meio mastro.

Contudo, diante da caminhada de Pedro e Paulo, entre o que não merece mais ter acesso ao trono e o que não está preparado para se manter nele, escolher com visão de paisagem é necessário. Verificar os detalhes e observar as interconexões, a necessidade de diálogo. Um diálogo maduro. Se fosse possível, Pedro e Paulo deveriam ficar em casa, diante da impossibilidade, talvez se colocar ambos a governarem, como gêmeos siameses, a sobrevida seja maior do que apresenta a biologia, e a sociedade poderia sobreviver como Ronnie e Donnie Galyon. Unidos pela barriga, coexistindo um com ajuda (e fiscalização) do outro e de quem ao redor se disponibiliza para fazer dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário