Exercício social controlado. Em agosto de 2021, solicitei que meu filho mais velho escrevesse um texto. Não falei especificamente para quê era. Apenas disse que precisava da ajuda dele com uma redação, sem especificar o site, uma vez que há tempos escrevo no Obvious Magazine, tendo textos publicados no Observatório da Imprensa (motivo pelo qual ele não estranhou).
Apenas enviei para ele:
Tema: A empatia e a inteligência artificial na configuração da sociedade moderna.
Argumento: O comportamento das pessoas em convívio em sociedade, como está, como se dá e como será a empatia, considerando avanço da Inteligência artificial
1.000 palavras
Arial 12
Entrelinha 1,5
Prazo: 12/9
Hiperlink: relacionar com artigo científico
O motivo? Compreender como se estrutura a narrativa de um adolescente a respeito da empatia, do comportamento humano em tempos de muletas digitais cada vez mais incrustadas no perfil social. Estimular a reflexão sobre o que é a empatia e como ela está presente (ou ausente) nas famílias atualmente. Pensar também, argumentando em texto, como as facilidades tecnológicas, as interações com a inteligência artificial têm interferido no comportamento dos jovens, nas relações entre as gerações e no pensamento do indivíduo com os valores que o tornam humano e sociável (não no sentido do desejo, mas da necessidade de estar em sociedade). É interessante como se amparam nas tecnologias e alimentam lacunas que poderiam ser preenchidas com o que há ao redor. Alimentam por muitas vezes uma falta para forçar inconscientemente um amadurecimento pelo sofrimento da falta e da dúvida, ancorado na euforia da facilidade de assimilação de novas tecnologias, desprendimento em relação às tradições e conhecimentos de outrora. Fatidicamente, não percebem reafirmar o clico eterno do conflito de gerações. No entanto, agora cada vez mais exercendo uma apatia controlada em relação à realidade, tempo, valores, anseios e prazeres. Neste ínterim, as benesses das novas tecnologia evocam a sabedoria antiga para não refutar, mas incorporar com primazia o novo no presente possibilitando um futuro saudável, palatável a todas as gerações, sem destruir, mas muitas vezes modernizar, alguns aspectos fundamentais da sociedade.
O que se perde no percurso? Importa? Se viver estrutura-se em cumprir processos, qual a consciência perceptível do todo e dos detalhes e como isso se manifesta em nossos gestos, interferência e construção social? O que somos? Se nos propormos a ser globais excluindo os locais para assim não revelar e possibilitar que reconheçam o que somos.
Aguardei o texto com certa observação e expectativa. O que posso dizer do resultado? Antes de postar, algumas observações do processo. A curiosidade em levantar os dados, a liberdade para argumentar com as próprias palavras. No primeiro dia, o estranhamento de pensar algo assim. A receptividade, a desconfiança e a necessidade de cumprir a tarefa. No segundo, o primeiro parágrafo já pronto, e os gestos incorporados no ambiente de casa, talvez sem ele perceber. Acompanhar o texto ganhando forma, foi vivenciar o autor também se apropriando da narrativa, envolvendo-se na mensagem a ponto de se tornar mais leve, mais livre para se relacionar na família e pouco a pouco na sociedade, nos respectivos núcleos de convivência (claro, considerando todos os atributos psicossociais que envolvem a adolescência). Era como se um nova luz se acendesse sobre seus passos. Quanto tempo duraria ou o que verdadeiramente o levaria a incorporar em sua vida está fora de qualquer forma de persuasão ou controle. O exercício tem em si a capacidade de proporcionar a reflexão sobre o tema e sua discussão materializada no papel por meio da memória gráfica. Tenho esperança no que pode ter despertado nele. O depois é inalcançável, porém desejado.
Embora o texto apresente uma necessidade de aprofundamento em algumas questões, trabalhando melhor o argumento em alguns pontos, gancho e demais atributos, é possível, a partir dele, compreender parte do olhar do autor. Após breve análise da narrativa, percebe-se o traço do autor em seus gestos e como o texto faz o autor à medida em que o autor faz o texto.
Meses depois do exercício; posso dizer que não há espaço no segundo plano para o que deve permanecer no primeiro.
Abaixo segue o texto:
A
empatia e a inteligência artificial na configuração da sociedade moderna
Gabriel Carlos Vieira Coutinho
A
empatia, virtude a ser adquirida por todos, é a capacidade que o indivíduo tem
de se colocar no lugar do próximo, seja conhecido ou não, é a maneira que o ser
humano tem de compartilhar o sentimento e tomar ele como se fosse seu. Ao
analisar a sociedade moderna no âmbito da ética e da empatia, percebe-se que
ambos possuem tamanha importância para o equilíbrio perfeito de uma sociedade
ideal. Entretanto, com a Revolução Industrial 4.0, houve o aumento de
investimentos em áreas tecnológicas, que levou ao desenvolvimento da
inteligência artificial e a sua ascensão no cotidiano das pessoas. Deste modo,
pode-se analisar o real impacto, tanto positivo, quanto negativo, dessa inteligência
no que tange a empatia na configuração da sociedade moderna.
Em
primeira análise, sabe-se que, por natureza, o ser humano tem que formar grupos
para viver em sociedade e isso é perceptível desde a época dos primitivos. As
primeiras sociedades surgiram por meio de agrupamentos de pessoas que se
migravam conforme a necessidade de conseguir alimentos para sobreviver, período
conhecido na pré-história como paleolítico. Porém, com o passar do tempo o
homem se tornou mais sedentário e deixou de ser nômade, se estabelecendo em um
local com solo fértil, próximo aos rios e passaram a domesticar os animais,
esse período se denominou como neolítico. Com base no exposto, fica evidente
que independente se está fixo em um lugar ou mudando de acordo com a demanda, as
pessoas sempre estiveram em grupos e tribos.
Além
disso, é preciso observar a importância que as pessoas têm de estar em
sociedade. Por mais bobo que pareça ser, o convívio social tem um papel
significativo para o bem-estar físico e psicológico, pois os seres humanos têm
uma necessidade de se interagir, cujo é cultivada desde cedo, quando ainda se é
novo e está entrando na escola. Portanto, não é atoa que a primeira coisa que
as instituições de ensino fazem é socializar as crianças, por meio de diferentes
dinâmicas e brincadeiras, fazendo com que elas explorem seus sentimentos e
aprendam a viver em conjunto.
Todavia,
a inteligência artificial é um campo da ciência da computação mais recente,
criada em 1956, a fim de buscar desenvolver novas criações e buscar respostas
com auxílio da tecnologia. Para exemplificar, a A.I. “Artificial Intelligence”
é o resultado dos avanços tecnológicos provenientes da revolução industrial
e da globalização, com o foco de fazer com que as máquinas possam realizar
tarefas que, até então, somente os humanos eram aptos a fazer.
A cada
dia que passa a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das
pessoas, possuindo diferentes impactos na sociedade. Desde a criação da
inteligência artificial, muitas empresas tem adotado ela como uma forma de
facilitar e agilizar o trabalho, já que com a I.A a produção fica mais rentável
para a empresa, pois há uma redução na quantidade de funcionários necessários e
um aumento na rapidez e na produção em larga escala. Logo, esses pontos, tanto
positivos, quanto negativos, têm grande relevância e influência na relação das
pessoas.
Primeiramente,
a I.A. auxilia grandemente nas empresas na otimização do processo, auxiliando
na tomada de decisão das indústrias, pois a inteligência analisa os dados
precisamente e busca selecionar sempre a melhor opção para determinado caso,
reduzindo assim as falhas. Além disso, o avanço dessa tecnologia, juntamente
com a globalização, permitiu a aproximação de pessoas que estão em diferentes
lugares no mundo, fazendo com que os indivíduos estejam “próximos”, enquanto na
verdade estão em locais geográficos totalmente opostos.
A
inteligência também possui seus pontos negativos, pois ao substituir os
funcionários por máquinas, a taxa de desemprego aumenta significativamente e
isso impacta diretamente nos quesitos sociais e psicológicos da sociedade
moderna. Uma das principais consequências do desemprego é o aumento da pobreza,
da desigualdade social e o aumento da violência; quando se analisa o aspecto
psicológico surge problemas relacionados a autoestima e insatisfação do
trabalhador.
Ademais,
este avanço causou um afastamento entre as pessoas, pois muitas ficaram
alienadas a esta ferramenta e focaram demais no mundo virtual, esquecendo e se
afastando do mundo real. Sabe-se que a alienação é quando um indivíduo fica
indiferente aos acontecimentos da sociedade, ou seja, a pessoa passa a deixar
de lado as coisas que ocorrem ao seu redor, dando ênfase somente aquilo que ela
julga como importante e/ou interessante. Assim sendo, é indubitável que a
inteligência artificial trouxe para a sociedade moderna diversos pontos
positivos e negativos, cabe ao ser humano dosar e utilizá-la de uma maneira que
irá auxiliar e não atrapalhar a relação de convivência das pessoas.
Nesse
viés, pode-se destacar o renomado Georg Simmel, sociólogo alemão que abordou a
atitude “blasé” como um comportamento padrão da sociedade contemporânea, de
maneira simples, esse ato consiste em deixar de lado assuntos, quando na verdade
deveria mostrar atenção. Desta forma, o indivíduo da sociedade moderna acaba se
priorizando e se ocupando com seus próprios interesses, de maneira egocêntrica,
deixando de lado o ato de se colocar no lugar do outro.
Sendo
assim, com base no que foi exposto, a I.A. é bastante influente na sociedade
contemporânea, pois ela ajuda na melhor integração entre as pessoas que estão
distantes uma das outras, deixando tudo mais rápido e fácil. Porém, essa
inteligência deixa as pessoas mal acostumadas ao ponto em que chegam a se
tornar escravas e totalmente dependentes das tecnologias, fazendo com que o
indivíduo perca valores fundamentais como por exemplo a ética e a empatia, pois
o ser foca somente em si mesmo e no seu bem estar no mundo virtual, esquecendo
muita das vezes do que se passa ao seu redor.
Nesse
sentido, com o passar dos anos valores como a empatia, seja ela cognitiva,
emocional ou compassiva, irão se perdendo, considerando o avanço da
inteligência artificial. Portanto, cabe o Conselho Nacional da Educação, por
meio de uma modificação da Base Nacional Comum Curricular, ingressar
disciplinas que envolvam habilidades socioemocionais, como respeito e empatia.
Essas disciplinas devem ser estudadas não só pelo ensino infantil, como é feito
atualmente, e sim em todas as idades, para que dessa forma as pessoas continuem
a dar valor para essas virtudes e não deixem em segundo plano, como foi
abordado por Simmel.