segunda-feira, 2 de novembro de 2020

reações a conta gotas


Essa vontade de sair de casa. Alargar fronteiras, transitar sem restrições por um território conquistado ou cotidiano. Essa necessidade de subsistência. Esse instinto do afogado, de manter-se vivo. A pandemia assustou, matou muita gente, afastou pessoas, fez muitos revisitarem o sistema de relevância de amizade, de recursos e de ambição. Ela mostrou o que é ou não estar preparado para enfrentar uma catástrofe de médio longo prazo, de forma individual e coletiva. Ela testou os limites da empatia. Revelou característica de um ser social em afogamento seco que se agarra a qualquer argumento que o traga paz, o mantenha vivo, e acima da opinião alheia. Entretanto, quando a dor bate à porta de dentro da moradia das famílias, percepções de gravidade, crença, desejo e vontade são revisadas. A pandemia fez isso, em apenas 8 meses, e ainda não acabou. A próxima revolta da vacina será para se vacinar, será a corrida maluca pela imunização, onde a empatia geralmente não tem espaço. 

A narrativa midiática oscila entre conscientizar, informar e conduzir o comportamento. A narrativa corporativa entre envelopar o tema em voga do agenda setting como responsabilidade social e compromisso com a vida e influenciar (para bem ou para o mal) seu público-alvo. Não que seja equívoco, mas olhando de perto, é no mínimo, forçado, uma vez que as ações das instituições nem sempre são consonantes ao discurso. 

As reações surgem a conta-gotas, assim como são absorvidas as informações e conduzidos os pensamentos (principalmente a geração de significantes). As sequelas, interpretações e aprendizados deste momento serão melhor analisadas com o distanciamento proposto por Gertz (para se analisar e observar o indivíduo e sua interação e interferência social). Contudo não se pode ignorar as impressões do agora. Precisamos ter cuidado, pois pode ser a gota d´água.